TURISMO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Os quatro reconhecimentos do movimento de
transição.
1. A vida
com menos energia é inevitável e é melhor planejar para isso do que ser pego de
surpresa.
2.
Perdemos a resiliência de lidar com choque energético.
3.
Precisamos agir por nos mesmos e precisamos agir agora.
4. Ao
liberar o gênio coletivo da comunidade podemos desenhar formas de viver mais
enriquecedoras, prazerosas e resilientes do que o presente.
Os sete princípios do movimento de transição.
Visão de
um futuro positivo
Sensibilização
– um convite
Inclusão
– todos são necessários
Resiliência
– construindo comunidades locais fortes
A
transição faz sentido – a solução é do mesmo tamanho do problema
A
transição de que precisamos é tanto interna como externa
Um modelo
viral – algo fácil de replicar
A Cabuçu
Turismo é uma micro-empresa que apóia os princípios da transição para cidades
disseminados pelo “Transition Towns”
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Princípios da Educação para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global
1. A
educação é um direito de todos, somos todos aprendizes e educadores.
2. A
educação ambiental deve ter como base o pensamento crítico e inovador, em
qualquer tempo ou lugar, em seus modos formal, não formal e informal,
promovendo a transformação e a construção da sociedade.
3. A
educação ambiental é individual e coletiva. Tem o propósito de formar cidadãos
com consciência local e planetária, que respeitem a autodeterminação dos povos
e a soberania das nações.
4. A
educação ambiental não é neutra, mas ideológica. É um ato político, baseado em
valores para a transformação social.
5. A
educação ambiental deve envolver uma perspectiva holística, enfocando a relação
entre o ser humano, a natureza e o universo de forma interdisciplinar.
6. A
educação ambiental deve estimular a solidariedade, a igualdade e o respeito aos
direitos humanos, valendo-se de estratégias democráticas e interação entre as
culturas.
7. A
educação ambiental deve tratar as questões globais críticas, suas causas e inter-relações
em uma perspectiva sistêmica, em seus contexto social e histórico. Aspectos
primordiais relacionados ao desenvolvimento e ao meio ambiente tais como
população, saúde, democracia, fome, degradação da flora e fauna devem ser
abordados dessa maneira.
8. A
educação ambiental deve facilitar a cooperação mútua e equitativa nos processos
de decisão, em todos os níveis e etapas.
9. A
educação ambiental deve recuperar, reconhecer, respeitar, refletir e utilizar a
história indígena e culturas locais, assim como promover a diversidade
cultural, linguística e ecológica. Isto implica uma revisão da história dos
povos nativos para modificar os enfoques etnocêntricos, além de estimular a
educação bilíngue.
10. A
educação ambiental deve estimular e potencializar o poder das diversas
populações, promover oportunidades para as mudanças democráticas de base que
estimulem os setores populares da sociedade. Isto implica que as comunidades
devem retomar a condução de seus próprios destinos.
11. A
educação ambiental valoriza as diferentes formas de conhecimento. Este é
diversificado, acumulado e produzido socialmente, não devendo ser patenteado ou
monopolizado.
12. A
educação ambiental deve ser planejada para capacitar as pessoas a trabalharem
conflitos de maneira justa e humana.
13. A
educação ambiental deve promover a cooperação e o diálogo entre indivíduos e
instituições, com a finalidade de criar novos modos de vida, baseados em
atender às necessidades básicas de todos, sem distinções étnicas, físicas, de gênero,
idade, religião, classe ou mentais.
14. A
educação ambiental requer a democratização dos meios de comunicação de massa e
seu comprometimento com os interesses de todos os setores da sociedade. A
comunicação é um direito inalienável e os meios de comunicação de massa devem
ser transformados em um canal privilegiado de educação, não somente
disseminando informações em bases igualitárias, mas também promovendo
intercâmbio de experiências, métodos e valores.
15. A
educação ambiental deve integrar conhecimentos, aptidões, valores, atitudes e
ações. Deve converter cada oportunidade em experiências educativas de
sociedades sustentáveis.
16. A
educação ambiental deve ajudar a desenvolver uma consciência ética sobre todas
as formas de vida com as quais compartilhamos este planeta, respeitar seus
ciclos vitais e impor limites à exploração dessas formas de vida pelos seres
humanos.
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