|

EXCURSÕES, EXPEDIÇÕES, TRILHAS E PASSEIOS URBANOS




Parque Estadual da Cantareira - SP





Núcleo Cabuçu

Trilha do Tapiti: Tempo de percurso 25 minutos, grau de dificuldade: baixo, extensão 250 m, atrativos principais (araucárias e cabuçus, além de riquezas deste ecossistema).

Trilha da Jaguatirica: Tempo de percurso 45 minutos, grau de dificuldade: baixo, extensão 1000m, atrativos principais transição entre espécies exóticas introduzidas e a vegetação nativa.

Trilha do Sagui: Tempo de percurso 1 hora, grau de dificuldade: baixo, extensão 730m, atrativos principais (antigo forno para produção de carvão vegetal, vegetação exuberante, curso d´água).

Trilha da Cachoeira: Tempo de percurso 3 horas, grau de dificuldade: médio, Extensão 5220m, atrativos principais (obstáculos naturais, cursos d´água, cachoeira).


Núcleo Engordador

Trilha da Cachoeira: Tempo de percurso 1 hora e 30 minutos, grau de dificuldade: médio, extensão 2536m, atrativos principais (cachoeiras, jequitibás, baúnas, tapiás, bugios, serelepes, etc...).
 
Trilha do Macuco: Tempo de percurso 40 minutos, grau de dificuldade: baixo, extensão 646m, atrativos principais (córrego do curupira, samambaias-açu, tapiás, etc...).

Trilha da montain bike: Tempo de percurso 1 hora, grau de dificuldade: médio, extensão 4000m, atrativos principais (obstáculos naturais, exuberante vegetação).

  


São Thomé das Letras – MG
 



Se você sente aquela nostalgia (por ter vivido ou ter ouvido falar do movimento hippie) encontrou seu lugar! Uma cidade charmosa e mística (toda a parte "urbana" está em um raio de 1,5 km) com chão de pedras (quartizito) e casas customizadas com a pedra local. Trilhas, cacheiras, muitas pousadas e muitas lojinhas de objetos hippies, camisetas hare krishna e muito mais!

Cachoeiras do Véu de Noiva (9km), Flávio (3,5km), Paraíso (9km) e Eubiose (2,5km) - Todas são muito geladas a única que da para nadar é a paraíso que fica abaixo da véu de noiva, as trilhas para chegar nas cachoeiras são muito curtas mais com uma certa dificuldade.

Cachoeira do vale da lua - Uma ótima cachoeira para mergulhar e nadar se estiver calor, pois a água é bem gelada, tem uma corda amarrada na árvore para quem quiser balançar e cair no lago da cachoeira.

Casa Piramide - É um lugar louco, não é muito fácil de explicar, é uma casa customizada em forma de pirâmide, tem labirintos internos e um telhado com uma vista linda, todos querem subir! não tem escada mas tem umas pedras atrás da casa que ajudam! se for a noite leve uma lanterna pois não tem iluminação.

Morro da Cruz ou Cruzeiro - Um local para admirar a paisagem um pouco mais alto que a casa da pirâmide, uma vista linda e uma montanha toda feita com pedras e pouca terra mesmo, pelo caminho é fácil encontrar alguém cantando, tocando ou vendendo artesanato. Ótimo para tirar fotos da casa pirâmide.

Gruta labirinto perto de sobradinho - pequena, escura, sem auxílio e acontecem as vezes algumas manifestações religiosas.

Olho d´água - é um lago próximo da gruta do labirinto, parece um lago de mina abandonado, aparentemente perigoso para nadar.

Toca do Legão - Próximo ao centro de São Thomé um local que tem uma estatua de um ET dando boas vindas aos turistas.

Ladeira do Amendoim - é uma ladeira que dizem que quando se para no final dela o carro ou moto começa a subir a ladeira sozinho, realmente é espetacular isso acontece mesmo pode acreditar, uns dizem que é uma ilusão diótica outros dizem que é algo com o magnetismo masi não há explicação.

Carimbado - são duas grutas próximas da ladeira do amendoim, dizem que por elas se pode chegar ao macchu picchu, são escuras e quentes e de difícil acesso.

Shan-gri-lá - Pequenas corredeiras depois de carimbado dentro de uma fazenda chamada São Sebastião, um bom lugar para quem quer fazer escaladas ou um bom piquenique, não é muito indicado para tomar banho, a água é muito amarelada (16 km).


Você também pode ir até o Vale das borboletas e garganta do diabo (3km), Antares (17km), Gruta São Thomé ao lado da igreja matriz no centro e Gruta da bruxa (18km).